5 Etapas Para Abrir Empresa na Alemanha

5 Etapas Para Abrir Empresa na Alemanha

Como coração pulsante da UE, a Alemanha é uma potência econômica e cultural. Sua destreza industrial com um excelente exemplo de pequenas e grandes empresas coexistindo juntas. Abrir empresa na Alemanha e no mercado europeu em geral nunca foi tão tentador.

Igualmente, há certas considerações e alguns aspectos da situação econômica na Europa ainda estão em curso. Aqui estão algumas coisas para ter em mente, se você optar por dar esse salto.

1. Entenda seus passivos comerciais na Alemanha

Antes de se mudar, procure obter uma compreensão completa dos requisitos e responsabilidades das empresas alemãs. Além disso, procure saber como elas podem diferir daquelas em seu país de origem.

Mas uma licença também pode ser necessária para realizar certos tipos de negócios. Pois muitos ofícios exigem uma qualificação específica ou licença. No entanto, sua qualificação não alemã existente também pode ser avaliada de maneira diferente na Alemanha e exigir identificação formal, reteste ou reciclagem.

Se você estiver residindo na Alemanha enquanto administra seu negócio, você também pode precisar de visto ou permissão. Isto irá diferir significativamente dependendo se você é ou não um cidadão da UE.

Membros de outras nações da UE (e alguns outros estados europeus) podem trabalhar livremente na Alemanha sem visto. Os imigrantes de fora da UE de determinados países isentos, podem permanecer na Alemanha por até 90 dias sem visto.

Indivíduos de outros países, ou aqueles que desejam viajar entre as nações da UE, precisarão de um visto. Vistos de longo prazo podem ser adquiridos por um processo separado para qualquer pessoa que deseje ficar além da formação de seus negócios na Alemanha, e será baseado em certos critérios financeiros.

2. Escolha sua estrutura de empresa

Abrir Empresa na Alemanha

Embora existam oito estruturas de empresas principais nas quais a sua empresa pode ser abrangida, duas são de longe as mais amplamente utilizadas: a sociedade de responsabilidade limitada (GmbH)  e a empresa provisória com responsabilidade limitada.

Simplificando, uma sociedade de responsabilidade limitada exige um investimento de capital mínimo de 25.000 euros. Se você não puder contribuir com isso, a estrutura da empresa provisória força sua empresa a comprometer 25% de seus lucros em uma reserva estatutária. Quando isso alcança 25.000 EUR, a empresa pode ser convertida em uma uma sociedade de responsabilidade limitada.

Também é importante observar que o nome da sua empresa deve estar relacionado ao seu próprio nome ou a seus produtos e serviços. A organização comercial local verificará se o seu nome já foi usado.

Como empresa de capital aberto, também está sujeita a regulamentações extensivas que não são cobradas de empresas privadas.

Muitas corporações que buscam abrir empresa na Alemanha optam por estabelecer filiais, com sua sede em outro lugar. Apesar de suas proezas econômicas, apenas 29 das 500 maiores empresas públicas do mundo são alemãs.

3. Prepare os documentos e finanças da sua empresa

Embora algumas das etapas do processo de formação possam ser concluídas online, a Alemanha exige que você envie determinados documentos pessoalmente.

Seus Estatutos e Memorando de Associação devem ser reconhecidos pelo escritório de comércio local em sua região específica. Eles também confirmarão a estrutura do seu conselho de administração, se aplicável, e verificarão seu capital social.

Para depositar isso você terá que se inscrever para uma conta bancária. O capital mínimo exigido para uma GmbH é de pelo menos 25% e até 50% do seu capital total de negócios, um mínimo de 25.000 EUR.

Devido às complexidades do sistema burocrático alemão, lidar com esses departamentos geralmente requer sólidos conhecimentos de alemão. Um especialista em formação de empresas na Europa pode ajudá-lo com essas etapas, enviando especialistas locais para realizar as etapas relevantes em seu lugar.

4. Registre-se com as autoridades alemãs

A burocracia alemã é notoriamente difícil de navegar. Muitas pessoas, até mesmo cidadãos alemães, acabam recorrendo a especialistas ou pontos de contato locais para orientá-los nos requisitos básicos e organizar seus documentos de registro.

Mas algumas estruturas de negócios, trabalhando como um único operador, por exemplo, exigem que você se registre localmente e pessoalmente com:

  • Documentos incluindo foto
  • Uma licença válida
  • Comprovante de residência

Felizmente, os escritórios regionais de comércio agora fazem parte do trabalho para você. Enviando seus documentos autenticados às autoridades fiscais e outras instituições relevantes.

No entanto, você terá que pagar uma taxa nominal para o registro inicial, bem como uma taxa maior para se juntar ao registro da empresa alemã, a fim de abrir empresa na Alemanha. Isso pode variar um pouco dependendo de qual estrutura de empresa você optou.

5. Ajuda para abrir empresa na Alemanha

Abrir Empresa na Alemanha

Com as empresas demorando, em média 11 dias para começar na Alemanha, você fica com bastante tempo de visto grátis para colocar tudo em prática.

Então considere não apenas as implicações práticas de começar um negócio, alugando e preparando o espaço, adquirindo ativos, transporte e manuseio, mas também como seu plano de negócios original se aplica à Alemanha.

Certos costumes culturais podem ter um efeito significativo sobre a conveniência de produtos e serviços. Embora exista um mercado para tudo, é importante ser pragmático e fazer sua pesquisa antes de expandir.

Para mais informações sobre como abrir empresa na Alemanha, requisitos de contabilidade para sua empresa ou qualquer outro detalhe de abertura de empresa na Europa, não hesite em nos contatar.

Deixe uma resposta

Fechar Menu