Como Escolher Contador em Portugal

Como Escolher Contador em Portugal

Escolher um contador é como escolher um novo parceiro de negócios. O contador certo se tornará um colega de confiança em quem você pode confiar, que oferece conselhos e orientações à medida que sua pequena empresa cresce. Então, quais são as principais coisas que você precisa olhar para escolher contador em Portugal?

Dicas para escolher um contador em Portugal

Uma vez que você decidiu que é hora de contratar um contador, o próximo passo é escolher qual contador contratar.

É importante ter tempo para fazer isso com cuidado, e há algumas coisas que você deve considerar primeiro. Você precisará pensar em questões como a localização do contador, a divisão da carga de trabalho e o conhecimento dele relacionado a sua área.

Pense em quanto você terá que pagar ao contador e se eles podem ajudar a reduzir os impostos do seu negócio.

É do interesse da sua empresa ter uma pessoa experiente, capaz de lidar com uma das áreas mais importantes do seu negócio: suas finanças. A pessoa certa vai lhe poupar tempo e dinheiro ano após ano. Então, aqui estão algumas coisas que você deve considerar quando estiver escolhendo um contador em Portugal.

1. Pergunte a si mesmo se a localização é importante

contador em Portugal

Costumava ser importante ter o contador da sua empresa localizado nas proximidades. Mas hoje, mais empresas estão colaborando online, usando tecnologia baseada em nuvem para gerenciar seus negócios. Isso significa que a localização é um problema menor. 

A decisão sobre onde encontrar seu contador realmente se resume ao que melhor se adequa à sua empresa. Dependendo de como você quer lidar com as finanças, seu contador poderia realmente ser baseado em qualquer lugar do mundo. 

Mas é muito importante que você encontre alguém que realmente entenda as especificidades do seu negócio ou setor.

2. Escolha um contador certificado

Em muitos países, os contadores são regulados por entidades profissionais que cuidam das qualificações contábeis e tentam manter altos padrões profissionais. Contadores certificados são profissionais altamente qualificados que concluíram o estudo em nível de graduação juntamente com a experiência no local de trabalho e um programa de competência profissional.

Eles poderão agregar valor ao seu negócio desde o início. E se você espera que sua empresa cresça, é uma boa ideia contratar um contador profissional no início, e não mais tarde.

Naturalmente, é possível usar contadores que não são certificados ou freelancer, mas pode ser uma jogada de negócios insensata. Tarefas como contabilidade, preparação de impostos e gerenciamento financeiro geral podem não exigir um contador certificado. Mas você quase certamente precisará de um caso sua empresa cresça.

3. Procure um contador com experiência relevante

contador em Portugal

Você precisará de alguém com experiência na preparação de declarações fiscais e documentos financeiros para empresas de tamanho e receita semelhantes às suas. 

É ainda melhor se eles trabalharam com empresas em setores de mercado semelhantes aos seus, pois isso os ajudará a entender as necessidades exclusivas de sua empresa. Você pode querer verificar se eles têm clientes maiores. Se o fizerem, é um bom sinal, pois você saberá que eles devem ser capazes de lidar com suas crescentes necessidades ao longo do tempo.

4. Fale com associações governamentais e empresariais

Pequenas empresas são a força vital das economias de muitos países. Por causa disso, os governos gostam de incentivar seu crescimento.

Como proprietário de uma pequena empresa, aproveite as redes de consultores de negócios disponíveis para ajudá-lo a tomar decisões como escolher o contador certo. Muitas vezes há organizações voluntárias dispostas a aconselhá-lo também.

Eles também podem ser úteis para se conectar e conversar com outros proprietários de empresas. Faça isso algumas vezes, e você pode encontrar um contador em Portugal.

5. Procure referências

contador em Portugal

Ao procurar um contador, o candidato ideal pode estar bem debaixo do seu nariz. Comece perguntando a quaisquer amigos ou membros da família que possuam pequenos negócios, se eles recomendam um contador. Se sim, porque? E se não, por que não? As respostas a ambas as perguntas podem ser úteis em um estágio posterior, quando você for entrevistar candidatos.

Tenha em mente que escolher um contador pode ser uma decisão pessoal, então o que é certo para o negócio de relações públicas de seu melhor amigo pode não se adequar à sua empresa. Também leve em conta as diferenças na estrutura do negócio. O melhor contador para um único operador pode não ser o melhor ajuste para uma empresa com dez funcionários.

6. Bons contadores ajudarão sua empresa a crescer

Bons contadores ajudam as empresas a crescer, gerenciando trabalhos financeiros complexos e oferecendo conselhos sobre questões práticas de negócios. Isso será garantido para poupar dinheiro a curto e longo prazo. Os melhores serão o seu parceiro em tudo, e desde que você escolha sabiamente, você não pode errar.

Para mais informações sobre como encontrar um contador em Portugal, entre em contato com a Europa Expert!

Deixe uma resposta

Fechar Menu